Entre todas as profecias da Bíblia, as Setenta Semanas de Daniel merecem destaque especial. Nelas contém um enigma relacionado ao passado, ao presente e ao futuro. Sem ela era impossível desvendar a Escatologia Bíblica. A compreensão destas semanas é indispensável para quem pretende entender a Escatologia Bíblica.
De antemão leiamos Daniel (9: 24 – 27): “Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e profecia, e ungir o Santo dos santos. Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas: as ruas e as tranqueiras se reedificarão, mas em tempos angustiosos. E, depois das sessenta e duas semanas, será tirado o Messias e não será mais; e o povo do príncipe, que há de vir, destruirá a cidade e o santuário, e o seu fim será com uma inundação; e até ao fim haverá guerra; estão determinadas assolações. E ele firmará um concerto com muitos por uma semana; e na metade da semana, fará cessar o sacrifício e a oferta de manjares; e sobre as asas das abominações virá o assolador, e isso até a consumação; e o que estar determinado será derramado sobre o assolador.”
Um dos mais rigorosos mandamentos da lei era a guarda do ano Sabático (Lv 25: 1 – 7). Este mandamento consiste em que os filhos de Israel teriam que trabalhar seis anos consecutivos, mas quando chegassem ao sétimo ano eles não poderiam trabalhar. Durante os doze meses do sétimo ano eles não poderiam lavrar a terra nem plantar e nem colher. Porque ela teria que se descansar - por um ano completo.
Mas os hebreus desprezaram este mandamento muito cedo. Desde a sua monarquia até a sua dispersão, a qual deu um período 490 anos. Eles não guardaram esse importante mandamento - e trabalharam lavrando a terra todos os anos.
Se Deus fosse homem, Ele iria fazer a conta: “Mas quantos anos sabáticos os hebreus me deve mesmo?! Eles trabalharam 490 anos consecutivos. E 490 divididos por 7 são igual 70. Haá eles deve-me 70 anos!” Mas, como Deus é Deus, Ele já definiu: ao trabalhar 490 anos eles trabalharam durante os meus 70 anos sabáticos!
Deus como é justo - e para descansar a terra o Senhor apreendeu os judeus por 70 anos na Babilônia (2º Cr 36: 21; Jr 25: 11, 12; 29: 10).
O profeta Daniel lendo e estudando o Livro do profeta Jeremias (Dn 9: 2), entendeu que os judeus iriam ficar escravizados na Babilônia por setenta anos. E estavam vencendo os setenta anos, e nada estava acontecendo para que eles pudessem ser livres daquela terrível escravidão.
Então o profeta começou a orar e a jejuar para que Deus viesse a libertar o seu povo. Daniel quis saber também como seria o futuro da sua nação e quando chegaria o Reino de infinitas bênçãos prometidas por Deus (Dn 9: 3 – 19). E a sua interseção durou vinte e um dias. Por três semanas Daniel orou e jejuou (Dn 10: 2 – 21).
No mesmo momento que Daniel que começou a orar, Deus lhe deu a resposta. Mas um demônio detém o anjo que traria a respectiva resposta. Mas ele continuou a orar r a jejuar, então o Senhor envia outro anjo forte para ajudá-lo. Em fim a sua resposta chega até as suas mãos (Dn 10: 11 – 14). O anjo que Deus enviara é o anjo Gabriel.
E com respeito à escravidão já estava se findado. Mas, além dos 70 anos da escravidão, Deus tinha mais setenta semanas para os judeus.
Semana no hebraico não quer dizer obviamente sete dias – mas tão somente sete. Qualquer sete referindo a período do hebraico é semana. Segundo todos os textos paralelos a este, estas semanas eram de ano (Gn 29: 27; Lv 24: 8). Então, setenta semanas são iguais a 490 anos (70 x 7 = 490).
Na escravidão Babilônica, Deus acerta com os judeus os Setenta anos Sabáticos para descansar a terra. Mais ainda lhes faltavam os 490 anos que eles viveram irregular com o Todo Poderoso. Quando cumprisse esse período o Senhor cumpriria as maiores bênçãos para os salvos no mundo.
“Setenta semanas estão determinadas sobre o teu povo e sobre a tua santa cidade, para extinguir a transgressão, e dar fim aos pecados, e expiar a iniquidade, e trazer a justiça eterna, e selar a visão e profecia, e ungir o Santo dos santos” (Dn 9: 24).
E o objetivo destas semanas é que no final delas seis (6) fatores importantes irão acontecer:
Somente no Milênio pode dar inicio ao cumprimento destas imensuráveis bênção
As setenta semanas de Daniel são divididas em três etapas. A saber: “Sete Semanas, Sessenta e duas Semanas e uma Semana”.
Usando o linguajar “Semanas”, temos: 7 semanas, mais 62 semanas, que são iguais a 69 semanas (7 + 62 = 69); mas nesta época “Cristo veio para o que era seu, e os seus não o receberam” (João 1: 11, 12). Então o Senhor fora aos gentios e eles o recebeu - com isso nasceu à igreja, faltando uma semana para as 70 semanas.
Semana que é dividida em duas partes, ou dois períodos (Dn 9: 27). O primeiro período se chama “O Tempo da Falsa Paz”, que durarão acerca de três anos e meio. E o segundo período é denominado: “O Tempo da Grande Tribulação, ou Aflição”, que também durarão aproximadamente três anos e meio.
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