Clube dos Intelectuais

DETHINP

DETHINP

O Referencial Teórico é também chamado de Embasamento Teórico, ou Revisão Bibliográfica. Trata-se de mostrar com clareza que não foi o autor que inventou as ideias contidas no trabalho. E deixar claro que há embasamento para a referida teoria. Porque autoridades na respectiva área, já defenderam as mesmas teses anteriormente. O objetivo é apresentar ao leitor que as autoridades na área sustentam todas as ideias do presente trabalho. Assim, a referida obra porta-se de credibilidade, autenticidade e autoridade.

O Referencial Teórico, também chamado de Embasamento Teórico, ou Revisão Bibliográfica, mostra o ponto chave do trabalho. Na educação moderna não se fala em memorização, mas, se aluno não guardar o que aprende fica bastante complicado. Todavia, criei uma sigla composta pela ordem dos elementos do Referencial Teórico “DETHINP”.

DETHINP - Denotação, Exemplo, Tipos, História, Importância, Normas e Preservação. O Referencial Teórico é composto por estes sete elementos:

  • DENOTAÇÃO: Com base em, pelo menos, uma referência bibliográfica para cada parágrafo (especialmente de Dicionários e Enciclopédias), é preciso apresentar o Objeto de Pesquisa claro e objetivo como explica os Dicionários e Enciclopédias.
  • EXEMPLO: O exemplo é fazer menção de ocorrências, ou de existências, como mostram os exemplos: Exemplo I: Para o tema “Gravidez Precoce” o exemplo é mostrar as “ocorrências de gravidez precoce” Exemplo II: Para o tema “A Corrupção na Política Brasileira” o exemplo é mostrar “as ocorrências de corrupção na política brasileira” Exemplo III: Para o tema “Sem Tetos em Minas Gerais” o exemplo é mostrar “as concorrências de pessoas sem moradias em Minas Gerais e como eles vivem”. Exemplo IV: Para o tema “Pontes em Janaúba” o exemplo é mostrar “as principais pontes do mundo”. Exemplo V: Para o tema “O Trânsito em São Paulo” o exemplo é mostrar “os principais trânsitos do mundo”.
  • TIPOS: É simplesmente apresentar os tipos do objeto de pesquisa, para enriquecer o assunto. Vejam: Exemplo I: Para o tema “Gravidez Precoce” o tipo é mostrar as “os tipos de gravidez precoce” (gravidez de risco, gravidez por estupro, gravidez por incesto, gravidez por prostituição). Exemplo II: Para o tema “A Corrupção na Política Brasileira” o tipo é mostrar “os tipos de ocorrências de corrupção na política brasileira” (peculato, caixa 2, lavagem de dinheiro, propina, desvio de verba, evasão de divisa). Exemplo III: Para o tema “Sem Tetos em Minas Gerais” o tipo é mostrar “os tipos de concorrências de pessoas sem moradias em Minas Gerais e como eles vivem” (Pessoas de baixa renda e imigrantes dos interiores constroem barracos na periferia e vivem em condições suburbanas, aumenta o número de moradores de rua). Exemplo IV: Para o tema “Pontes em Janaúba” o tipo é mostrar “os tipos de pontes do mundo”.  (ponte de madeira, ponte de concreto, ponte estaiada, ponte de arco, ponte móvel). Exemplo V: Para o tema “O Trânsito em São Paulo” o tipo é mostrar “os tipos trânsitos do mundo”. (Trânsito em Nova York, trânsito em Tóquio, trânsito na Índia, trânsito em São Paulo...).

Não se esquecendo de fotos, mapas e gráficos. As fotos, os mapas e os gráficos precisam ser também citados a fonte de pesquisa. Caso sejam elaborados pelo o autor, como ele mesmo tirou as fotos, ou elaborou o gráfico diz “autoria própria” e faz menção do programa utilizado. As fotos, os mapas e os gráficos precisam de títulos para que o leitor saiba do que se trata.

  • HISTÓRIA: Elabore um resumo rico e detalhado da história do seu Objeto de Pesquisa.
  • IMPORTÂNCIA: Mostre com clareza e detalhes o grau tanto de benefícios, ou de malefício que seu Objeto de Pesquisa causa à sociedade.
  • NORMAS: Mostre as leis que regulamentam o seu Objeto de Pesquisa. Apresente o número de cada lei. Caso o seu Objeto de Pesquisa não esteja segundo as suas respectivas leis, explique:

 (a) Que dando isso causa;

 (b) Como ele deveria ser (o que precisa mudar, ou alterar) para o mesmo ficar de coerência com as suas leis;

(c) E que benefício à sociedade teria com essas mudanças.

  • PRESERVAÇÃO: Mostre com base nas pesquisas como preservar, defender e proteger o seu Objeto de Pesquisa. Nesta parte, o autor conclui apresentando a possível solução.

 

Veja o exemplo do esqueleto do Referencial Teórico:

 

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO PARA...

 

Serão abordados no presente ponto os seguintes fatores: a Denotação de..., Exemplos de..., Tipos de..., Resumo da História de..., A Importância de..., Normas para..., Preservação de...

 

2.1. DENOTAÇÃO DE...

 

2.2. EXEMPLO DE...

 

 2.3. TIPOS DE...

 

2.4.  RESUMO DA HISTÓRIA DE...

 

2.5. A IMPORTÂNCIA DE...

 

2.6.  NORMAS PARA...

 

 2.7. PRESERVAÇÃO DE...

 

Então, é só preencher a estrutura.