ACB- Academia Científica do Brasil

O JUIZO FINAL

O JUIZO FINAL

De antemão leiamos Apocalipse (20: 11 – 15):

                                             

11 - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

12 - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

13 - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

14 - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

15 - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Apocalipse 20:11-15

 

Aqui se trata do Julgamento final e universal que começa pelos inimigos das nossas almas, a saber, Satanás e os demônios, em seguida todo ser humano desde Adão até aquele dia. Lembrando de que a igreja já fora julgada no Tribunal de Cristo. O Juízo Final será para: satã, os anjos caídos (os demônios), os ímpios (de toda a história da humanidade) e os milenistas (a população do Milênio). A Igreja estará julgando com Cristo neste julgamento (1ª Coríntios 6: 2, 3).

 

  1. A ÚLTIMA RESSURREIÇÃO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE

 

Para tratarmos sobre esse assunto é imprescindível analisarmos o versículo 13, do capítulo em apreço: E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

  1. E deu o mar os mortos que nele havia: Isto se refere às pessoas que foram sepultadas no mar e as naufragadas. Naquele dia o mar terá que dar conta destes corpos.
  2. O texto bíblico não disse, mas é uma realidade: “A Terra também dará os seus mortos”.
  3. A morte deu os mortos: Isto diz respeito à culpabilidade. A morte é culpada pelos mortos sepultados na terra e no mar. Há... Mas naquele dia ela terá que dar conta a Deus.
  4. E o inferno deu os mortos que nele havia: Isto consiste nas almas dos mortos que Juízo Final o inferno terá que devolvê-las a Deus.
  5. Justiça divina no julgamento: “e foram julgados cada um segundo as suas obras”.

 

  1. DETALHES RELATIVOS AO JUÍZO FINAL

 

  1. Jesus Cristo será o Supremo Juiz (João 5: 22).
  2. A Igreja estará, em pé, julgando com Cristo no Juízo Final (Lc 21: 36; 1ª Co 6: 2).
  3. Os demônios também serão julgados no Grande trono Branco (1ª Co 6: 3).
  4. No versículo 11: Ao aparecer o Grande Trono Branco, fugirá a terra e o céu: não terá terra e nem céu. Isto significa que não tem como fugir.
  5. Nos versículos 12, 13: Ocorrerá uma grandíssima Ressurreição. Não importa aonde, como e quando o indivíduo faleceu, naquele dia, milagrosamente, ele ressurgirá (Ap 20: 13, 14).
  6. E, todavia, abrir-se-ão os LIVROS. Pelo menos três livros serão abertos no Juízo Final. A saber:

 

  • A Bíblia Sagrada (João 12: 48) – Porque Ela é legislação. Será cobrado o que está registrado nela.
  • O Livro da Vida (Filipenses 4: 3), onde Deus registra os nomes dos seus filhos espirituais.
  • O Livro das Obras, onde Deus registra todo, inclusive nossas atitudes, (Salmos 139: 16). Todos serão julgados segundo os livros.

 

  1. E nos versículos 14 e 15 do capítulo 20, E todo aquele que não for achado o seu nome escrito no Livro da Vida, serão lançado no Lago de fogo. Esta e a segunda morte, onde jamais terão uma oportunidade.

 

Assim começa a eternidade.

 

HOJE CRISTO É O ÚNICO ADVOGADO PARA ESTE TIPO DE CAUSA (1ª João 2: 1, 2). NO JUIZO FINAL NÃO TERÁ ADVOGADO.