Clube dos Intelectuais

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ECLIPSES SOLARES E LUNARE

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE ECLIPSES SOLARES E LUNARE

Segundo o site Astronomia (http://www.siteastronomia.com/eclipse-solar-e-eclipse-lunar) O que é eclipse? Um eclipse é a ocultação do brilho de um astro celeste por consequência de outro astro, também celeste. O que um eclipse solar? Um eclipse solar é quando alinhadamente a lua se põe entre a terra e o sol. Causando escuridão parcial na terra.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR LICENCIATURA EM PEDAGOGIA, É SÓ CLICAR AQUI

 

EXISTEM 3 TIPOS DE ECLIPSES DO SOL: TOTAL, ANULAR E PARCIAL. Antes de nos debruçarmos sobre cada um deles, é importante termos em mente que o diâmetro do Sol é cerca de 400 vezes maior que o diâmetro da Lua, sendo que o Sol está cerca de 400 vezes mais longe que a Lua, por isso que visto da Terra, o Sol e a Lua parecem ter um tamanho bastante aproximado. Porém a distância entre o Sol e a Terra e a distância entre a Terra e a Lua variam ao longo do tempo, fazendo com que em certas ocasiões o tamanho da Lua é ligeiramente maior que o tamanho do Sol (visto da Terra), e em outras ocasiões o Sol aparece ligeiramente maior que a Lua.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR LICENCIATURA EM FILOSOFIA, É SÓ CLICAR AQUI

 

ECLIPSE TOTAL DO SOL acontece quando o tamanho da Lua visto da Terra é suficientemente grande para “tapar” totalmente o Sol. Quando tal fenómeno acontece, apenas é visível numa estreita faixa na superfície da Terra (faixa com algumas centenas de km), sendo que nas regiões próximas a essa faixa pode ser observado um eclipse parcial do Sol. Servindo de comparação, quando acontece o eclipse total da Lua esse eclipse pode ser observado em toda a parte da Terra que está noite, mas em relação ao eclipse total do Sol este não é visível em toda a região que está dia, dado que a sombra da Lua na superfície da Terra é bastante menor abrangendo apenas uma pequena parte desta. A fase em que o Sol está totalmente tapado pela Lua poderá durar no máximo um pouco mais de 7 minutos e meio. Todo o processo que o eclipse passa dura algumas horas.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR BACHARELADO EM TEOLOGIA, É SÓ CLICAR AQUI

 

ECLIPSE ANULAR DO SOL acontece quando estão reunidas as mesmas condições como no caso do eclipse total do Sol, à exceção do tamanho da Lua visto da Terra que neste caso não é suficientemente grande para tapar todo o disco solar, ficando um anel exterior visível da Terra. Tal como no caso do eclipse total do Sol, o eclipse anular do Sol também é visível apenas numa faixa pequena na superfície da Terra, sendo que nas regiões próximas a essa faixa é possível observar um eclipse parcial do Sol.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL, É SÓ CLICAR AQUI

 

EXISTEM TRÊS TIPOS DIFERENTES DE ECLIPSES DA LUA: TOTAL, PARCIAL E PENUMBRAL. ECLIPSE TOTAL DA LUA acontece quando a Lua entra totalmente na sombra da Terra. A fase de totalidade deste tipo de eclipse pode chegar a durar mais de uma hora, e todo o eclipse em si poderá demorar várias horas.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR BACHARELADO EM PSICANÁLISES CLÍNICAS, É SÓ CLICAR AQUI

 

ECLIPSE PARCIAL DA LUA acontece quando apenas parte da Lua entra na sombra da Terra. ECLIPSE PENUMBRAL DA LUA acontece quando a Lua entra apenas na penumbra da Lua, não entrando na zona de sombra propriamente dita. Este tipo de eclipse passa bastante despercebido, pois a Lua sempre se mantêm iluminada pelo Sol, diminuindo apenas um pouco o seu brilho.

 

VOCÊ AINDA PODE SE INTERESSAR POR FORMAÇÃO DE ESCRITORES, É SÓ CLICAR AQUI